Cérebro de Pilotos de Aviões Caça Capaz de Suportar Situações Sob – Pressão

Recentemente o Journal of Nueroscience publicou um estudo da University College London, no qual se tenta demonstrar e explicar a habilidade dos pilotos de Aviões Caça de trabalhar sobre enormes pressões físicas e emocionais se deve ao modo como o seu cérebro se adaptou ao treino intensivo, e possivelmente o nascimento do piloto já com algumas destas características evidenciadas. O estudo evidenciou diferenças na massa branca cerebral que é constituída pelas fibras (axónios) que interligam os neurónios, e nas conexões do hemisfério direito do cérebro, quando comparados com outros voluntários que não eram pilotos.

A ideia de investigar os cérebros dos pilotos de aviões caça surgiu porque os Pilotos de Força Aérea são treinados para voar a velocidades supersónicas e a baixas altitudes e em diversas condições de relevo, quer seja urbano ou não. Para se conseguir pilotar um Avião Caça é necessário um controlo absoluto para lidar com qualquer erro possível, ou seja, a disciplina dos pilotos de Aviões Caça está nos limites da capacidade cognitiva humana.

O estudo foi feito com base em 11 pilotos de Aviões Caça Panavia Tornado, da Força Aérea Real Britânica. O Panavia Tornado é um avião jacto bi-motor capaz de atingir a velocidade de Mach 2.2 (2.350 km/h). Foram feitos testes cognitivos visuais aos pilotos seleccionados, com o objectivo de medir a precisão com que conseguiam responder a um alvo enquanto estavam a ser distraídos. Ainda não está 100% comprovado se os pilotos nascem com essas diferenças nas conexões cerebrais ou se as desenvolvem com o intensivo treino.

Este estudo vem fundamentar ainda mais as minhas próprias conclusões, que para ser um piloto de Aviões Caça, o nosso corpo tem de ser treinado em diverso níveis, ou quem sabe talvez já nascer com as tais diferenças a nível cerebral evidenciadas. A capacidade do corpo suportar pressões várias vezes superiores à pressão atmosférica requer um treino intensivo, o que leva ao limite o corpo humano, e onde nem sempre a fisionomia de todos os que querem consegue chegar.

Eu como apaixonado pela aviação tenho cada vez mais certezas que os verdadeiros pilotos de Aviões Caça são a elite dos pilotos, onde muito poucos conseguem entrar e atingir a perfeição.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply