Overclocking

Overclocking, ou mesmo Overclock é o nome dado ao processo de aumentar a frequência de funcionamento de um componente de um computador. Os componentes de um computador (processadores, placa gráfica, memória RAM) funcionam a determinadas frequências, e essas frequências são medidas em Hertz.

Apesar de haver diversas razões que levam um utilizador a fazer Overclock na sua máquina, a principal é o aumento do desempenho. Os fabricantes de hardware definem para os seus componentes uma frequência de trabalho relativamente modesta para as capacidades reais do hardware, isto acontece porque os fabricantes tem como objectivo também a durabilidade.

O Overclocking não só aumenta o desempenho dos componentes, mas aumenta também o consumo energético e a produção de calor, além de diminuir a durabilidade dos componentes.

As Principais Vantagens do Overclock são o aumento do desempenho de um componente, permitindo poupar algum dinheiro uma vez que se pode colocar um componente de gama mais baixa e consequentemente mais barato a funcionar a uma frequência superior à definida de origem.

Mas nem tudo são Vantagens, pois esta técnica origina um aumento na temperatura dos componentes, necessitando assim de uma melhor refrigeração. Aumenta também o consumo energético e diminui o tempo de vida útil do componente.

Concluindo, o Overclock desde que seja moderado e convenientemente controlado permite obter uma melhor performance de um ou de todos os componentes em geral de um computador…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply