Archive for the ‘Física/Quimica’ Category

A Água Salgada Congela?

Para Responder a esta questão de uma forma curta e sintética, sim, a água salgada também congela. Quando se atinge o ponto de solidificação da água as moléculas agrupam-se em forma de cristal, chamando-se estrutura cristalina.

O que acontece é que as moléculas de sal (Cloreto de Sódio) não encaixam bem numa estrutura cristalina, o que dificulta a solidificação da água salgada. Farenheit descobriu que para congelar a água quimicamente pura era necessária uma temperatura de 0ºC. Com isto podemos concluir que quanto maior for a concentração de sal na água, mais baixa será a temperatura necessária para que esta solidifique.

É por este motivo que a água dos mares (agua salgada) necessita de uma temperatura mais baixa para que se forme gelo, enquanto a água dos rios e lagos (água doce) para solidificar necessita de uma temperatura de 0ºC.

Este exemplo é em tudo semelhante ao exemplo que se ouve regularmente que é muito mais fácil um corpo flutuar no Mar Morto do que em qualquer outro mar\oceano.

Porque é que o gelo flutua em água?

Apesar de serem ambos constituídos pela mesma matéria estão em estados físicos diferentes e é isso que lhes confere uma densidade diferente. A água quimicamente pura em estado liquido tem uma densidade de aproximadamente 1.0 g\cm3 enquanto a densidade do gelo é de aproximadamente 0.92 g\cm3. Como o gelo é menos denso que a água este flutua sobre ela.

Porque é que se flutua mais facilmente sobre água Salgada do que sobre água Doce?

A densidade da água altera-se consoante a quantidade de sais dissolvidos, é por esse motivo que a água salgada é mais densa que a agua doce. Quanto maior for a dissolução de sais de Cloreto de Sódio (NaCl) em água maior será sua densidade, mas isto só se verifica até ao ponto em que se dá o equilíbrio químico, isto é, quando determinada quantidade de água não é capaz de dissolver mais do que determinada quantidade de um sal.

A flutuabilidade é facilitada em água salgada porque esta é mais densa que a água doce. Concluindo a flutuabilidade depende do estado da matéria em questão e da sua própria densidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...